segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Empadão de perú


Esta receita foi feita entre tachos e a bimby, de forma a que o jantar estivesse pronto mais rápido. Diariamente tento simplificar  a forma como cozinho, para que possa ter sempre refeições frescas e saborosas.
Na receita fiz o puré na hora, mas se não tiver tempo, poderá utilizar puré instantâneo. A carne que usei piquei na hora, mas poderá também carne já picada.
No fim, depois de ter colocado o empadão no forno, sobrou alguma carne,  guardei e congelei. E assim obtive, mais uma refeição que usei quando não tive tempo de cozinhar.

Serve 6
Ingredientes para o recheio
4 peitos de perú ou +\-  450
2 cebolas roxas
150g de polpa de tomate
4 dentes de alho
40g de vinho branco
1 ramo de salsa picada
1 cenoura
1 folha de louro
Noz moscada q.b.
Pimenta branca q.b.

Ingredientes para o puré
Agua 
1000g de batatas brancas
Cerca de 400 g de leite
40 manteiga 
1 gema de ovo para pincelar



Preparação
1.Descascar as batatas e a cenoura. Colocar as batatas  e a cenoura cortadas num tacho e cobrir com agua. Coza -as até começarem a desfazer- se.
2. Coloque a carne (não deve estar totalmente descongelada, para ser mais fácil picar) cortada aos bocados, com a salsa no copo e pique, vel.6, +/- 35 seg.
Se não ficar bem picada, não se preocupe, pois mais há frente irá ser triturada novamente.  
3.No copo da bimby, coloque a cebola e  os alhos pique 3 segundos/ vel. 5. Adicione o azeite e  Programe  2 min/ varoma / vel colher.
4. Adicione a polpa de tomate, o vinho, o louro. Programe 5mtos/varoma/invertido/vel colher.
5. Adicione a carne picada e a salsa, programe 20 minutos/ varoma/ invertido/vel.colher.
6. Após este tempo, adicione a cenoura que cozeu com as batatas à carne, noz moscada e a pimenta a gosto, retire a folha de louro.Programe 20 seg. Vel. 6. Reserve.
7. Coloque as batatas no copo da bimby, a manteiga e o leite, feche o copo e programe alguns segundos até ficar  um puré cremoso. Se necessário adicione mais leite.
8. Unte um recipiente com manteiga e coloque  uma parte do puré, depois a carne picada e termine com outra camada de puré.
9. Bata uma gema de ovo e pincele a superfície .
10. Leve ao forno 200 graus, cerca de 20 minutos ou até a superfície estar dourada.
 


 

2 comentários: